Translate

Total de visualizações de página

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Simbologia da Medicina
O símbolo da medicina é representado por um cedro donde duas cobras estão envolvidas. É conhecido pelo nome “Caduceu de Mercúrio”, uma vez que Hermes ou Mercúrio, o mensageiro dos deuses greco-romano, carregava um caduceu alado que simbolizava a harmonia e o equilíbrio.
simbolo-medicina-1_xl.png
Entretanto, há controvérsias quanto sua origem ou associação simbólica, de maneira que o símbolo da medicina pode estar relacionado também com Asclépio ou Esculápio, o Deus greco-romano da medicina. Importante notar que a cobra, animal que troca sua pele, significa, no caduceu a renovação, a cura, o renascimento, posto que envolvida no bastão (cedro) que representa o centro do mundo, a serpente está associada com a imagem de sabedoria, visto que tanto pode ser remédio como "veneno", ou seja, ela possui o poder de curar ou de matar.
Nesse ínterim, para os gregos as cobras eram animais sagrados, símbolos do renascimento e da renovação; e, por isso, eram usadas nos rituais de cura a fim de para honrar o deus da medicina: Asclepius.

Mercúrio (Hermes) e o Caduceu

Hermes (Mercúrio para os Romanos), deus grego mensageiro dos deuses do Olimpo, carregava um caduceu sendo, portanto, uma varinha mítica com o poder de conceder o sono. Analogamente ao símbolo da medicina, no caduceu de Hermes há duas serpentes enroladas em sentido inverso, as quais representam um símbolo ambivalente, ou seja, simboliza a cura e a saúde e, por outro lado, a doença e o veneno. Da mesma maneira, as duas serpentes evocam elementos complementares: sol e a lua, o feminino e o masculino, o dia e a noite, o quente e o frio, a esquerda e a direita, dentre outros.
Fonte: http://www.dicionariodesimbolos.com.br/simbolo-medicina/